Cidade ganha novo roteiro turístico nesta quarta

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 27 de março de 2012 as 17:35, por: cdb

 

Em comemoração aos 319 anos da cidade, o prefeito Luciano Ducci lançará nesta quarta-feira (28), às 8h30, no Paço Municipal, um novo roteiro turístico, o Curta Curitiba a Pé. O mapa foi elaborado pelo Instituto Municipal de Turismo e Fundação Cultural de Curitiba com indicações para três tipos de passeios pela região central, que podem ser feitos em agradáveis caminhadas.

“Muitos lugares do Centro da cidade e do Setor Histórico de Curitiba guardam curiosidades que podem ser descobertas em um simples passeio a pé pelos visitantes e também pelos moradores da cidade”, diz o prefeito de Curitiba, Luciano Ducci. “Com este tipo de ação fortalecemos a cultura e o patrimônio na cidade e descobrimos o quanto ela é encantadora”.
 

A presidente do Instituto Municipal de Turismo, Juliana Vosnika, lembra que o roteiro também foi criado para incrementar o comércio na região central. “O Curta Curitiba a Pé é um roteiro alternativo para levar turistas ao Centro e movimentar o comércio e os serviços locais”.
 

O texto do mapa, assinado por Maí Nascimento Mendonça, mostra aspectos de várias épocas da cidade, que nasceu em 1693. O mapa é dividido em três tipos de roteiros e será distribuído nos dez Postos de Informação Turística (PITs) de Curitiba.
 

No Roteiro Principal, o passado é o destaque. O visitante poderá explorar 39 prédios e pontos históricos concentrados na região central de Curitiba, como a Sociedade Operário, o Palácio Garibaldi, Belvedere da praça João Cândido, a Galeria Tijucas, o Edifício Garcez, a praça Tiradentes. 
 

A fachada da primeira farmácia de Curitiba, fundada em 1857 pelo imigrante alemão Augusto Stellfeld na praça Tiradentes, e o prédio art-nouveau da XV de Novembro, que agora abriga as lojas Marisa, também estão no Roteiro Principal.

Já o Roteiro Alternativo mostra a diversidade cultural e étnica da cidade e sugere visitas ao Memorial Árabe, Teatro Guaíra, à Mesquita Iman Ali, Rua 24 Horas. O Passeio Público, primeiro parque municipal de cidade, aberto em 1886, o Colégio Estadual, a Casa do Estudante Universitário e a Universidade Federal do Paraná – a primeira do Brasil,em 1912 – também estão na lista.

Por fim, o Roteiro Gastronômico é obrigatório, com bares, restaurantes e confeitarias que têm mais de 50 anos de tradição. O churrasco do Bar Palácio, a rabada com polenta do São Francisco, a broa da Padaria América são lembrados.
 

O material também apresenta a Feira do Largo da Ordem que, aos domingos, exibe e vende o trabalho de 1.300 artesãos. Textos sobre o ônibus da Linha Turismo, o Paço da Liberdade, a rua XV de Novembro e a travessa Nestor de Castro completam o mapa.