Cidadania Para Todos conta com parceria do Cidade Solidária e fortalece ações sociais

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012 as 15:01, por: cdb

A 10ª edição do Programa Cidadania Para Todos, realizada pela Prefeitura de São Luís, acontece, desta vez, em parceria com o programa “Cidade Solidária”, da Rede Record de Televisão, por meio da afiliada de São Luís, a TV Cidade, canal 6, fortalecendo as ações socioculturais e proporcionando mais serviços à população.

 

O Cidadania Para Todos está sendo realizado no Centro da cidade, envolvendo mais de 20 bairros e reunindo lideranças comunitárias nas mesas de diálogo, no salão paroquial da Igreja de São Pantaleão. Já as ações sociais e culturais acontecem na Praça Maria Aragão até o próximo sábado (03).

 

Com a parceria, o Cidadania Para Todos agregou mais 20 entidades e instituições que estão oferecendo atividades como palestras, prestação de serviços e o encerramento da edição contará com shows de bandas de rock que irão participar, em abril, do Metal Open Air, evento que será realizado pelo Grupo Cidade de Comunicação, no Parque Independência, com a participação de 20 bandas de rock do Brasil e de países como Inglaterra, Estados Unidos e Alemanha.

 

Um dos coordenadores do Programa Cidadania Para Todos, Arivaldo Sousa, afirmou que a parceria da Prefeitura com a TV Cidade proporciona uma dimensão grandiosa, diversificando as atividades.

 

“Nossas ações e atividades estão se intensificando com a parceria. Os projetos executados pela Prefeitura e a participação das lideranças comunitárias da área Centro estão sendo evidenciados no programa Cidade Solidária da Record”, afirmou Arivaldo Sousa.

 

Mesas de diálogo As mesas de diálogo, que também contam com a parceria do Cidade Solidária, começaram na noite de segunda-feira (27), no salão paroquial da Igreja de São Pantaleão, no Centro. Na noite de terça-feira (28), as secretarias municipais de Planejamento e Desenvolvimento (Seplan) e de Trânsito e Transportes (SMTT), além da Fundação Municipal de Cultura (Func) apresentaram os projetos em andamento e a serem executados na cidade, através da Prefeitura.

 

Com o tema “Executando com planejamento uma São Luís melhor para todos”, a titular da Seplan, Maria do Amparo, apresentou o Programa Minha Casa Minha Vida, realizado em parceria com o Governo Federal e que beneficia milhares de famílias carentes de moradia na Ilha de São Luís, e projetos desenvolvidos pela Secretaria, como o de Geração de Emprego e Renda. “Não existe governo sem planejamento; divulgamos as ações da Secretaria diretamente para a comunidade e podemos ouvir suas necessidades para melhorarmos os serviços públicos”, disse.

 

Já o titular da SMTT, Clodomir Paz, ressaltou a revitalização da sinalização semafórica no Centro, além da implantação de mais de 100 abrigos nas paradas de ônibus e a sinalização vertical e horizontal das vias da cidade. “Esse programa é uma forma democrática de governo que a gestão do prefeito João Castelo realiza para prestar contas à população sobre as ações das secretarias”, frisou o secretário.

 

O presidente da Func, Euclides Moreira Neto, apresentou os projetos que irão comemorar os 400 anos de fundação de São Luís e do Carnaval deste ano, em que as agremiações cantaram a celebração do quarto centenário da cidade. “É esse contato com o público que facilita o nosso trabalho porque ouvimos as propostas da comunidade e aproveitamos para nos justificar do que podemos fazer, dentro das possibilidades dos recursos públicos”, explicou.

 

Na sexta-feira (02) acontecerá a mesa de diálogo “Prefeito com Você”, a partir das 19h, no salão paroquial da Igreja de São Pantaleão. Na ocasião, João Castelo ouvirá as demandas dos moradores e determinará as ações da Prefeitura a serem executadas na região.

 

 

Veja as ações da parceria do Cidadania Para Todos com o Cidade Solidária até o próximo sábado (03)

 

DIA 03/03/2012

 

 

HORA

ATIVIDADE

LOCAL

EXECUTOR

14:00

Oficina de Dança de Rua

Praça Maria Aragão

BLITZ URBANA

09:00

Minicurso sobre saúde e segurança do trabalho

Espaço Cultural

SEMUS

09:00 às

17:00

Palestras sobre atendimento pré-hospitalar, prevenção e combate a incêndio, acidentes domésticos; Auxílio na distribuição de donativos e alimentação.

Teatro Reinaldo Faray – Espaço Cultural

 

 

Bombeiro Mirim

Palestras educativas voltadas a saúde  publica; além de orientações sobre como levar uma vida saudável e evitar varias doenças crônicas .

Ação Comunitária é Vida

Palestra sobre DST’s e IST’s,  medidas antropométricas, orientação sobre primeiros socorros, palestras sobre hipertensão, diabetes, imunização/vacinas, crescimento e desenvolvimento das crianças e apresentação dos anjos da enfermagem.

Cruz Vermelha

Aferição de pressão arterial

Espaço Cultural

SEMUS / CEMP / Cruz Vermelha / Instituto Forense / Ação Comunitária é Vida / Grupo ICEP

 

Teste de glicemia

SEMUS / Cruz Vermelha / Instituto Forense / SENAC

Ação Comunitária é Vida

09:00

Meio ambiente – oficina reciclagem

Praça Maria Aragão

Grupo ICEP

 

ATIVIDADES CULTURAIS

DIA  03/03/2012

 

 

HORA

ATIVIDADE

LOCAL

EXECUTOR

09:00

Apresentação da Banda da Guarda Municipal

Palco – Praça Maria Aragão

SEMUSC

09:30

Grupo de Dança Hip Hop – Programa Escola Aberta

SEMED

10:00

Grupo de Capoeira – Programa Escola Aberta

10:30

Grupo de Ballet – Programa Escola Aberta

11:00

Capoeira – UEB João Lima Sobrinho

11:30

Tiririca Couver

SEMMAM

15:00

Grupo de Dança – UEB Mário Andreazza

SEMED

18:00

Banda Fúria Louca

Metal Open Air

19:00

Banda Jack Devil

20:00

Banda internacional Hail