CIA seqüestrou e torturou suspeito de terrorismo na Europa

Arquivado em:
Publicado Quarta, 26 de Abril de 2006 às 09:33, por: CdB

Um importante legislador da União Européia (UE) apoiou nesta quarta-feira as alegações de que a CIA sequestrou e ilegalmente deteve suspeitos de terrorismo no bloco e depois os transportou para países onde há tortura.

- A CIA, em diversas ocasiões, claramente foi responsável por sequestrar e deter ilegalmente supostos terroristas no território de países-membros da UE - afirmou Claudio Fava em seu primeiro relatório interino sobre uma investigação da UE a respeito de supostos abusos da CIA.

Uma reportagem do jornal Washington Post disse em novembro que a CIA realizou vôos pelo bloco e manteve presos no Leste Europeu suspeitos de serem membros da rede Al Qaeda, o que provocou investigações que, até agora, não conseguiram provas concretas. Neste mês, o Conselho da Europa, uma organização de direitos humanos que também está investigando o caso, disse que pelo menos um país europeu admitiu ter entregue suspeitos de terrorismo a agentes estrangeiros.

Depois de ouvir diversas das supostas vítimas de sequestro, o relatório provisório da UE não traz provas explosivas, mas chega às mesmas conclusões que o Conselho da Europa. No relatório, Fava disse que a legislação da UE sobre serviços secretos e controle de espaço aéreo e de aeronaves estrangeiras é insuficiente e deveria ser reforçada. Ele comentou em seu relatório ser improvável que diversos governos europeus não estivessem informados sobre as atividades da CIA, especificamente apontando para Itália, Suécia e Bósnia.

O promotor de Milão Armando Spataro disse que uma equipe da CIA capturou o suspeito de terrorismo Abu Omar de uma rua da cidade em 2003. Ele foi levado para o Egito, onde teria sido torturado.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo