Chuva, raios e ventos fortes em quatro estados, alerta Defesa Civil

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 10 de janeiro de 2005 as 14:48, por: cdb

A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec) enviou nesta segunda-feira alerta a Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e São Paulo sobre a possibilidade de ocorrência, hoje, de chuvas fortes, raios e ventos com até 70 quilômetros por hora (km/h). É provável, também, queda de granizo em áreas isoladas dos quatro estados.

Os temporais poderão causar alagamentos, deslizamentos de terra e de pedras. A Sedec recomenda que a população evite a permanência em áreas de risco – baixadas, encostas e morros. É conveniente também que o cidadão busque abrigo em construções sólidas contra as chuvas, os raios e os ventos. Rajadas com 70 km/h, conforme a Escala Beaufort, agitam árvores inteiras e provocam sensível resistência ao caminhar.

As defesas civis estaduais dispõem de pessoal capacitado para orientar a adoção de medidas de precaução contra desastres. A Secretaria Nacional de Defesa Civil pretende, com a divulgação de alertas meteorológicos, incentivar o cidadão e os governos municipais e estaduais para que pratiquem a prevenção. O objetivo é evitar e reduzir perdas de vidas e danos ao patrimônio causados por catástrofes.