Chips no lugar de arroz!

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 15 de outubro de 2003 as 17:44, por: cdb

Quando demonstrei a intenção de vir morar na Inglaterra, a primeira coisa que me disseram era que a comida e o aluguel daqui eram caros demais. Metade verdade, metade mentira. Apenas o aluguel é caro demais. Comida é uma verdadeira pechincha! É claro que nem penso em converter as 3,75 libras que vale um Big Mac aqui para reais.


O Governo está preocupado com a obesidade dos ingleses. Para ser sincera, não vejo muitos obesos andando pelas ruas aqui. Vi mais nos Estados Unidos, país em que três de cada 10 pessoas estão na obesidade ou entrando nela. Mas o fato é que será lançada uma campanha para tentar reeducar o hábito alimentar dos súditos da Rainha.


Bem, o que se come normalmente por aqui é bem diferente do Brasil. Estamos acostumados com aqueles grandes pratos, lotados de arroz e feijão. Bom, o feijão é doce aqui e o arroz é vendido apenas em pacotes de 1 quilo, no máximo. Então, arroz e feijão é um hábito que definitivamente não há aqui. Macarrão e outras massas também não são a menina dos olhos dos ingleses. Mas, então o que eles comem? A resposta e simples: potato. Tudo aqui tem batata! Ou na forma chips, a preferida, que são as nossas batatas fritas, ou cozidas, assadas, gratinadas etc. Mas sempre batata.


Os produtores aqui adoraram a grande safra que foi colhida no meio do ano.


Em três meses se colheu batata na Inglaterra o equivalente ao que o Estado de São Paulo consome em um mês. E eles estão obesos por causa das batatas? É, podemos dizer que quase isso.


Fui tomar um café típico inglês na semana passada. O “pratinho” era composto de feijão doce, batata frita, lingüiça, bacon, hambúrguer, dois ovos fritos e dois pães de forma tostados. O preço? Apenas 2,90 libras.

 

Esta aí a explicação para a obesidade dos ingleses, pois tive que esperar 20 minutos para conseguir sentar em uma mesa e fazer o pedido.


E viva a batata na Terra da Rainha! Ou será, Terra da batata?