Chineses serão os terceiros a alcançar o espaço

Arquivado em:
Publicado Quarta, 08 de Outubro de 2003 às 14:29, por: CdB

De acordo com notas da imprensa chinesa, o lançamento do primeiro astronauta chinês no espaço será em meados de outubro. Uma nota, citada no site chinês Sina.com na quarta-feira, disse que o vôo histórico será no dia 15 de outubro, durará por volta de 90 minutos e fará somente uma órbita na terra - não muito diferente do primeiro homem no espaço em1961, o cosmonauta soviético Yuri Gagarin.

Apesar da missão ter sido matéria de primeira-capa no país há semanas, o governo chinês não confirma um data específica. Por ser ligado aos militares, o programa espacial é cheio de segredos. Notas mais recentes dizem que, além do vôo poder durar até 24 horas, poderá fazer várias órbitas.

Contanto, especula-se que o dia 15 de outubro é a data mais provável, sendo que é exatamente um dia depois do encerramento de uma reunião chave da liderança do partido comunista.
Espera-se que líderes passados e atuais- incluindo o antigo presidente Jiang Zemin, uma peça chave do programa espacial, viajem até o local do lançamento, em Jiunquan, no remoto oeste do país, para testemunhar o evento.

Se obtiver sucesso, o vôo Shenzhou V vai levar a China junto aos Estados Unidos e à Rússia, como os únicos países do mundo capazes de lançar humanos no espaço. Sina.com e outros meios de comunicação disseram que engenheiros da CCTV, a televisão estatal chinesa, estariam se preparando para transmitir o lançamento ao vivo. "Temos planos para cobrir o lançamento da Shenzhou V ao vivo," disse um oficial anônimo da CCTV. "Só não temos ainda um horário certo."

Cheios de confiança

Apesar de todos os testes de lançamento da nave Shenzhou, feitos sem humanos, terem sido realizados em períodos noturnos, notas da mídia estatal dizem que o lançamento será à luz do dia, para aumentar a segurança do astronauta à bordo.

O site Sina.com trás comentários do antigo chefe do Departamento de Desenho de Naves da China dizendo que está "cheio de confiança" no lançamento.

"A tecnologia espacial chinesa foi criada pelo próprio país," disse um integrante do programa espacial, refutando sugestões de que grande parte do programa fosse baseado na tecnologia russa.

Para assegurar espaço ao astronauta, será somente um vôo e a nave não carregará equipamento científico. A China tem treinado um corpo de elite de 14 astronautas, sendo que todos já viajaram para o local do lançamento para treinar na cápsula da Shenzhou V.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo