Chineses matam nove vietnamitas no mar

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 12 de janeiro de 2005 as 10:01, por: cdb

Autoridades de Than Hoa, uma província costeira chinesa, informaram que nove pescadores vietnamitas morreram por disparos das forças de vigilância marítima chinesa e outros oito foram detidos em dois incidentes ocorridos em águas fronteiriças entre ambos os países.

Segundo Le Van Thuan, presidente do vietnamita comuna de Hoa Loc, no último sábado  uma patrulha militar chinesa disparou mortalmente nos oito pescadores e feriu outros dois depois de acusá-los de penetrar em águas chinesas. O barco também usado por eles também foi apreendido  


No mesmo dia e na mesma área, outra patrulha chinesa abriu fogo sobre uma embarcação vietnamita na qual viajavam doze pessoas e matou uma delas antes de conseguirem fugir. Thuan assinalou que as autoridades chinesas prometeram devolver os corpos depois de discutir os pormenores de ambos os incidentes com seus homólogos vietnamitas, embora os detidos sigam submetidos à legislação de Pequim. Até agora,  o Ministério de Assuntos Exteriores do Vietnã não comentou o incidente.