China saúda resultados de diálogo entre Coreia do Norte e EUA

Arquivado em:
Publicado Quinta, 01 de Março de 2012 às 00:31, por: CdB

A China saudou nesta quinta-feira os resultados das recentes conversações entre e República Popular Democrática da Coreia (RPDC) e os Estados Unidos, incluída a decisão que os coreanos tomaram de suspender sua atividade nuclear com vistas a favorecer um clima positivo para o diálogo.

O porta-voz da chancelaria chinesa, Hong Lei, disse que seu governo fará esforços com as partes interessadas a fim de promover a retomada das conversações de seis partes para a desnuclearização da Península Coreana, nas quais participam as duas Coreias, os Estados Unidos, a Rússia, o Japão e a China.

Hong Lei acrescentou que Pequim aprecia a reafirmação feita por Pyongyang y Washington de seus compromissos assumidos na declaração conjunta de 19 de setembro de 2005.

A China conclama a República Popular Democrática da Coreia (RPDC) e os Estados Unidos a melhorar suas relações e dar suas respectivas contribuições à manutenção da paz e estabilidade na península, disse o porta-voz.

Delegações desses dois países mantiveram conversações na China na semana passada, que deram continuidade aos encontros realizados em Nova York e Genebra em julho e outubro de 2011.

Um porta-voz da chancelaria norte-coreana anunciou a suspensão do lançamento de mísseis de longo alcance e do programa de enriquecimento de urânio na instalação de Nyongbyong para manter o clima positivo de diálogo.

Pyongyang permitirá ainda que a Agência Internacional de Energia Atômica verifique a moratória sobre esse programa.

O porta-voz norte-coreano explicou que no recente encontro em Pequim também houve acordo para implementar uma série de medidas para promover a confiança como parte dos esforços para melhorar as relaciones bilaterais.

De acordo com a fonte, quando sejam retomadas as conversações de seis partes se debaterá com prioridade sobre o levantamento das sanções e o fornecimento dos reatores de água leve à Coreia do Norte.

Prensa Latina

 

..

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo