China pretende levar astronauta à Lua

Arquivado em:
Publicado Segunda, 06 de Outubro de 2003 às 01:09, por: CdB

A China reiterou que dentro de seu ambicioso programa espacial tem planos para enviar um astronauta à Lua, exatamente no momento em que o país vive a expectativa do iminente primeiro lançamento de uma nave tripulada ao espaço.

O subsecretário da Comissão de Ciência, Tecnologia e Indústria para a Defesa Nacional, Wang Shuquan, disse à agência de notícias China News que 'a China continuará desenvolvendo seus planos de exploração espacial e, no futuro, aterrissaremos na Lua e faremos vôos experimentais'.

O funcionário não especificou, porém, quando se pretende começar a exploração lunar.

A China anunciou em diversas ocasiões que este mês se unirá ao seleto grupo de nações capazes de enviar homens ao espaço, até agora formado apenas pelos Estados Unidos e pela Rússia.

O dia escolhido será entre 7 de outubro, quando termina a semana nacional de férias por causa do Dia Nacional, e 14 de outubro, quando finaliza a sessão plenária do Comitê Central do Partido Comunista chinês (PCCH).

Segundo a imprensa local, na base de Jiuquan (província de Gansu), de onde será realizado o lançamento, já se encontram reunidos 14 astronautas que estão treinando o manejo da nave, modelo 'Shenzhou' (algo como 'Nave Celestial', em português).

Seus trajes espaciais, de cor creme e aparentemente uma cópia dos russos, custam 'o mesmo que um carro de luxo', acrescentou o subsecretário.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo