China precisa de tempo para reformar o iuan

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 25 de janeiro de 2005 as 11:07, por: cdb

A China precisa de mais tempo para tornar o iuan mais flexível, disse o diretor da agência nacional de estatísticas nesta terça-feira, amenizando as expectativas de mudanças em breve.

– A China não tem as condições para ajustar o iuan no momento – afirmou Li Deshui.

Li é membro do comitê de política monetária do banco central. O iene caiu cerca de 1% contra o dólar e desvalorizou-se ante outras moedas asiáticas após os comentários. As moedas asiáticas vêm encontrando suporte nas especulações de que o iuan poderia ser reformado no início de 2005. Tal movimento daria mais espaço para as moedas asiáticas subirem sem deixar suas exportações menos competitivas contra as da China.

– Podemos obter tais condições em um ou dois dias? Isso precisa de um processo. Em segundo lugar, nós precisamos de um bom plano para formular isso e tal plano leva tempo – acrescentou ele.

Li também alertou os especuladores posicionados para lucrar com uma possível mudança do iuan.

– Aqueles que esperam fazer fortuna especulando na reforma do iuan não terão êxito.

Li disse ainda que não há a necessidade imediata de a China elevar a taxa de juros, apesar do crescimento econômico maior que o esperado no quarto trimstre, de 9,5% sobre igual período de 2003, anunciado nesta manhã.

– A necessidade de elevar juros será baseada na situação econômica, mas eu não vejo essa necessidade agora.