China confirma detalhes de missão espacial tripulada

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 10 de outubro de 2003 as 14:24, por: cdb

O governo da China confirmou que promoverá na próxima semana sua primeira tentativa de enviar uma missão tripulada ao espaço sideral. Anunciou que a viagem terá início na quarta-feira e será encerrada em “um momento adequado” da próxima sexta-feira. A espaçonave Shenzhou 5 dará 14 voltas em torno da Terra antes de pousar em um local “pré-selecionado”, informou a agência de notícias Nova China.

“A China planeja enviar sua primeira missão tripulada ao espaço em um momento adequado entre os dias 15 e 17 de outubro”, disse um funcionário do programa espacial citado pela Nova China, a agência de notícias do governo local. Caso tudo transcorra conforme previsto, a China entrará para o seleto grupo dos países que já enviaram missão tripuladas ao espaço. Até hoje, a proeza só foi alcançada por Estados Unidos e Rússia (ex-União Soviética).

O soviético Yuri Gagarin foi o primeiro ser humano a ir ao espaço. A viagem ocorreu em 1961. Menos de um mês depois da viagem de Gagarin, os EUA enviaram Alan B. Shepard.