Chile e Vietnã formalizam elo diplomático

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 22 de outubro de 2003 as 12:42, por: cdb

Três décadas depois de estabelecerem laços diplomáticos, o Chile e o Vietnã estão finalmente trocando embaixadores. O presidente chileno, Ricardo Lagos, iniciou nesta quarta-feira uma visita ao país do Sudeste Asiático e disse que espera trocar embaixadores em breve. O Chile estabeleceu relações diplomáticas com Hanói no auge da Guerra do Vietnã. “Estamos muito felizes em saber que o Vietnã abriu uma embaixada em nosso país e enviou um embaixador permanente para ao país para começar a trabalhar em dezembro”, disse Lagos a repórteres em Hanói.

“Esperamos que o nosso lado faça o mesmo no futuro próximo”, afirmou, após a assinatura de acordos de vistos entre os países. Lagos é o primeiro presidente chileno a visitar o Vietnã e disse que a relação entre o países – estabelecidas em 1972 – foram interrompidas até 1990, quando o “Chile restabeleceu a democracia”, abrindo caminho para a troca de visitas ministeriais.

As relações do Chile com Hanói foram estabelecidas durante o governo de esquerda do presidente Salvador Allende. Em setembro do ano seguinte, no entanto, um golpe militar apoiado pelos EUA derrubou Allende, abrindo caminho para os 17 anos de ditadura do general Augusto Pinochet. O primeiro-ministro vietnamita, Phan Van Khai, fez seu primeiro telefonema oficial a Santiago em outubro de 2002.

Os países assinaram também um memorando sobre cooperação em pesca no qual o Chile oferece ajuda técnica ao Vietnã. Não foram revelados detalhes do acordo. Lagos chegou ao Vietnã na terça-feira à noite, após participar da cúpula asiática em Bangcoc. O comércio entre Chile e Vietnã é modesto e totalizou 20 milhões de dólares nos primeiros oito meses deste ano. O total chegou a 19,1 milhões em 2002 e 26,6 milhões em 2001.

O Vietnã, terceiro maior exportador de arroz do mundo, pretende aumentar a venda de grãos ao Chile. Hanói também vende artesanato e borracha ao Chile e importa produtos químicos e cobre.