CHILE AFIRMA QUE TREMOR ATINGIU 7 GRAUS NA ESCALA RICHTER

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 26 de março de 2012 as 06:47, por: cdb

SANTIAGO DO CHILE, 26 MAR (ANSA) – O governo do Chile anunciou hoje que o tremor sentido no país atingiu 7 graus na escala Richter e provocou a evacuação de ao menos sete mil pessoas.
   
“Trata-se de um tremor de bastante evergadura e com uma extensão significativa”, afirmou o porta-voz do governo, Andrés Chadwick.
   
O terremoto foi sentido às 22h38 locais, em nove das 15 regiões do país, com duração de aproximadamente um minuto.
   
Segundo Chadwick, “não há tragédias diretamente relacionadas com o terremoto, a não ser uma pessoa de 74 anos que morreu devido a uma parada cardíaca”.
   
O porta-voz, porém, contou que o tremor deixou centenas de feridos e fez com que sete mil pessoas fossem evacuadas após um alerta de tsunami na região de Maule.
   
O vice-presidente do Chile, José Hinzpeter, havia comentado que o tremor foi “um evento de 8 graus na escala de Mercalli e 6,8 na escala Richter, que gerou um alerta preventivo de tsunami, o qual já foi retidado”.
   
Ele também contou que o presidente Sebastián Piñera, que está em viagem pela Coreia do Sul, manifestou preocupação e está sendo informado das medidas adotadas.
   
O governo montou um comitê no Escritório Nacional de Emergência (Onemi) para receber informações sobre o tremor e auxiliar a população.
   
Em 27 de fevereiro de 2010, um terremoto de 8,8 graus na escala Richter provocou um maremoto no Chile. O fenômeno devastou o país e deixou mais de 500 mortos. (ANSA)