Chico Anysio morre, no Rio, após longa internação

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 23 de março de 2012 as 15:43, por: cdb
Chico Anysio
Chico Anysio lutava pela vida desde dezembro do ano passado

Francisco Anysio Paula Filho, o humorista Chico Anysio, morreu na tarde desta sexta-feira, aos 80 anos. Ele foi internado no dia 6 de novembro com fortes dores na coluna, chegou a receber alta no dia 11, mas voltou ao Hospital Samaritano, em Botafogo, Zona Sul do Rio, no dia 6 de dezembro devido a uma febre alta. No dia 21 de dezembro, Chico foi para casa, porém um sangramento no aparelho digestivo o obrigou a voltar para a UTI.

Chico Anysio voltou a apresentar uma piora nas funções respiratória e renal na última quarta-feira e precisou respirar com ajuda de aparelhos. Segundo boletins médicos, o ator estava recebendo altas doses de medicação para controlar a pressão arterial, além de ter sido submetido uma punção torácica esquerda com drenagem de grande quantidade de sangue.

A luta de Chico Anysio pela vida vem desde dezembro de 2010, quando o artista deu entrada no mesmo hospital com quadro de falta de ar. Após a realização de exames foi diagnosticado um tamponamento cardíaco, que acontece quando o sangue se acumula entre as membranas que envolvem o coração (pericárdio).

– Sobrevivi a isso tudo porque sou forte, sou nordestino. Não tenho medo de morrer. Só acho uma pena, quando ainda tenho tanta coisa a fazer, para ver, tanto filho para ajudar, tanto neto… Mas, um dia, vou morrer. Não posso lutar contra o inevitável – declarou Chico Anysio a jornalistas após passar 110 dias internado.

Malga di Paula, mulher de Chico Anysio, nunca perdeu as esperanças e costumava relatar em redes sociais seus dias e noites ao lado do humorista. O ator, humorista, compositor, escritor, pintor, radialista, comentarista e diretor construiu cerca de 210 personagens ao longo da carreira e fez mais de 10 mil shows pelo país e fora dele.

– Tiro os personagens da vida, do que meus olhos veem nas calçadas, nos campos de futebol, nos estúdios, nas casas que frequento, nos restaurantes. O mundo é minha inspiração – dizia Chico Anysio.

Comments are closed.