Chefe de Polícia do Rio anuncia devassa nos ferros-velhos

Arquivado em:
Publicado Segunda, 05 de Março de 2007 às 08:15, por: CdB

O chefe de Polícia Civil do Estado do Rio, delegado Gilberto Ribeiro, anunciou uma devassa nos ferros-velhos do Estado e prometeu melhorar a qualidade do atendimento nas delegacias.
Com vistas ao primeiro objetivo, Ribeiro preparou um anteprojeto de lei para disciplinar o local dos desmanches de automóveis e encaminhou o documento para apreciação do governador Sérgio Cabral.

- A legislação que trata da matéria é superficial e só quem fiscaliza os ferros-velhos é o Detran. A Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA) precisa ter a atribuição para aplicar sanções administrativas contra os ferros-velhos que amontoem sucatas desnecessárias em suas unidades, para que coloquem uma etiqueta nas peças identificando de qual carro ela se originou. Mais de 200 ferros-velhos do Estado estão em situação irregular - destacou o chefe de Polícia Civil, que já esteve à frente da DRFA.

Ele explicou que apenas 45% dos carros roubados ou furtados são recuperados, o que significa que a outra metade acaba virando sucata nos ferros-velhos clandestinos. A seu ver, com leis mais rígidas será possível combater o roubo de carros. A obrigatoriedade da identificação das peças facilitará o trabalho da perícia, acredita o delegado.

Quanto à qualidade do atendimento prestado nas delegacias, Ribeiro destacou que é preciso conscientizar os policiais de que eles são servidores públicos:  - Temos que reduzir o tempo de atendimento nas delegacias, mas para que isso aconteça é preciso que tenhamos mais homens trabalhando. Mas já estamos com dois concursos em andamento - destacou Ribeiro, que defendeu ainda uma ampla mudança na legislação processual penal para agilizar as investigações e evitar as subnotificações.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo