Chefe da missão do FMI diz que inflação está controlada até 2004

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 3 de novembro de 2003 as 20:01, por: cdb

O chefe da missão do FMI, Jorge Márquez-Ruarte, disse que está otimista com a situação econômica do Brasil. “A inflação está controlada e está controlada também para 2004. Isto é claro e é por isso que o Banco Central está reduzindo as taxas de juros”, afirmou.

Márquez-Ruarte acha razoável que a inflação feche o ano em torno dos 9,5% conforme a expectativa do mercado. Para o ano que vem, ele considera possível que se confirme a meta do governo de 5,5%. “Todas as expectativas é que serão em torno disso”.

Ele informou que o Brasil cumpriu todas as condições da quinta revisão do programa e que a redução dos indicadores, que se mostravam negativos no ano passado, sinaliza que há confiança no governo e na política econômica.

Para Ruarte, esse é o melhor incentivo para o crescimento. “O Brasil está em uma posição boa porque tomou medidas muito boas. É importante que siga tomando e é isso que o Fundo vai apoiar”, acrescentou.

O chefe da missão disse ainda que o Fundo vai apoiar também as metas de superávit, além da agenda social do governo federal.