Chanceler afegão ameniza críticas ao Paquistão

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 14 de novembro de 2003 as 22:38, por: cdb

O ministro das Relações Exteriores do Afeganistão, Abdulah Abdulah, amenizou suas recentes críticas ao Paquistão pela suposta atuação de talibãs a partir do território paquistanês. As declarações foram feitas nesta sexta-feira, depois de conversar com o secretário de Estado norte-americano, Colin Powell.

Abdulah está em Washington para pedir uma cooperação “significativa” de Islamabad no combate às incursões de militantes talibãs e insurgentes da rede terrorista Al-Qaeda a partir da fronteira paquistanesa. No entanto, depois de uma reunião com Powell, reconheceu que em algumas áreas a atuação do governo paquistanês atende às expectativas afegãs.

“Recentemente, o governo do Paquistão agiu para melhorar as medidas de segurança na província da fronteira noroeste”, disse o chanceler à imprensa. Mesmo assim, destacou que seu país espera mais cooperação do Paquistão contra os talibãs, que segundo ele usam o território paquistanês como base para gerar “instabilidade” do outro lado da fronteira.

O ministro paquistanês do Interior, Faisal Saleh Hayat, negou que os talibãs estejam usando o território de seu país como base para ataques contra o Afeganistão. “É lamentável que essas afirmações sem fundamento continuem sendo feitas”, declarou.