Cetesb detecta mais áreas poluídas em São Paulo

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 30 de outubro de 2003 as 16:59, por: cdb

O maior rigor na fiscalização levou os técnicos da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), ligada à Secretaria Estadual do Meio Ambiente, a detectar um aumento superior a 142% no número de áreas poluídas no Estado de São Paulo. Foram identificadas 727 áreas, das quais 312 já têm proposta de solução e 14 tiveram o problema solucionado.

Segundo a Cetesb, as regiões poluídas só podem ser consideradas áreas de risco se houver ocupação e uso do solo. Para instruir especialistas na área imobiliária e a população sobre esse perigo, a Cetesb lançou o Guia para Avaliação do Potencial de Contaminação em Imóveis, disponível na Internet pelo endereço www.cetesb.sp.gov.br. O documento contém informações sobre como obter dados de um imóvel, textos de leis brasileiras sobre o assunto, além de um questionário que permite ao leitor identificar se os locais são considerados poluídos.

A poluição do solo começou a merecer atenção das autoridades na década de 70, mas somente dez anos depois é que se percebeu a gravidade do problema, com a descoberta de depósitos clandestinos de material poluente.