Cet-Rio organiza pontos, linhas e circulação de ônibus na Pavuna

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 27 de março de 2012 as 08:37, por: cdb
CET Rio é um sistema que visa fazer monitoramento do trânsito do Rio de Janeiro, procurando registrar imagens precisas e em tempo real.

A Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) do Rio e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio) começaram a adotar na segunda-feira, medidas viárias (alteração de itinerários de ônibus e sinalização de pontos terminais e intermediários, sinalização e inversão de sentido de tráfego) na área afetada com a recente implosão do Terminal Rodoviário da Pavuna, Central de Compras (centro comercial) e um edifício garagem, na Zona Norte da cidade.

A implosão do terminal, realizada no início do mês passado, resultou na interdição de uma importante via do bairro – a Rua Doutor Bernardo Pinto Monteiro, remoção de diversas linhas intermunicipais e alteração de itinerários de linhas municipais que acessam o Viaduto da Pavuna, promovendo, em etapas, a melhorias da circulação do bairro.

Entre as alterações constam a proibição de estacionamento e implantação de pontos de linhas intermunicipais (com apoio do Departamento de Transportes Rodoviários – Detro), regulamentação e sinalização da baia de carga e descarga e de farmácia, abrangendo a Av. Sargento de Milícias, entre as ruas Cícero e Sargento Fernandes Fontes. O ponto terminal da linha 727 (Pavuna – Javatá) será remanejado para a Rua Solon e o ponto intermediário de ônibus próximo à Avenida Sargento de Milicias, com três vagas, será sinalizado.

A Secretaria informa que a recolocação do ponto terminal da 727 e a alteração dos pontos terminais das linhas 669 e 773 são medidas provisórias, devendo ser mantidas até a abertura ao tráfego da Rua Doutor Bernardo Pinto Monteiro, quando essas três linhas retornarão ao seu itinerário original. A CET-Rio avisa que será proibida a parada e estacionamento na Av. Sargento de Milícias entre a Rua Solon e Rua Sargento Basileu da Costa e entre a Rua Sargento Basileu da Costa e Rua Cícero.

As medidas englobam ainda as seguintes propostas, a médio prazo, para a Rua Professor Lindolfo Gomes, ao longo do trecho entre a Rua Sargento Basileu da Costa e Rua Cícero: alargamento do logradouro para a implantação de duas plataformas de embarque e desembarque, com baia para parada com 3,50 metros e faixa de rolamento de 4 metros, em cada pista, para uso exclusivo de coletivos que acessam o terminal der ônibus, com proibição de circulação de outros veículos.