Cerca de mil manifestantes apóiam palestinos no Cairo

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado domingo, 28 de setembro de 2003 as 19:17, por: cdb

Pelo menos mil pessoas se manifestaram neste domingo no Cairo para expressar seu apoio ao povo palestino e protestar contra a ocupação norte-americana no Iraque.

Centenas de pessoas se reuniram na praça de Tahrir, no centro da capital egípcia, exibindo cartazes nos quais condenaram os “crimes israelenses” nos territórios palestinos ocupados e pediram aos governos árabes que enfrentem Israel.

Os manifestantes também pediram a saída das tropas anglo-americanas que ocupam Iraque desde março e exigiram que o Governo egípcio expulse os embaixadores de Israel e dos EUA do país.

A manifestação, que foi pacífica, teve a participação de representantes de alguns partidos políticos e de personagens públicos. Os protestos deste domingo coincidiram com o terceiro aniversário da segunda intifada palestina, iniciada em 28 de setembro de 2000.

O atual primeiro-ministro israelense, Ariel Sharon, então líder da oposição de direita, visitou escoltado por milhares de policias a Esplanada das Mesquitas em Jerusalém, terceiro lugar mais sagrado do Islã, num ato interpretado como uma provocação pelos palestinos e que desencadeou reações de protesto.