Cerca de 84 milhões de brasileiros nunca usaram um computador

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 22 de novembro de 2006 as 19:44, por: cdb

Cerca de 30 milhões de brasileiros possuem pelo menos um computador em casa, mas outros 84 milhões jamais usaram um aparelho como este, diz um estudo divulgado nesta quarta-feira pelo Ministério da Ciência e Tecnologia. O relatório, elaborado pelo Comitê Gestor da internet no Brasil, também diz que no 66% dos 30 milhões de casas com pelo menos um computador contam com acesso à rede mundial.

A informação mais importante, segundo os autores do estudo, é a que revela a “enorme exclusão digital” que ainda persiste no país, pois 84 milhões de pessoas, que representam quase metade da população do país, jamais tocaram em um computador. O relatório diz que “as desigualdades sociais continuam sendo um fator determinante para que a maioria da população ainda não tenha acesso a um computador e muitos menos à internet.

Segundo o secretário de política de informática do Ministério da Ciência e Tecnologia, Augusto César Gadelha, o estudo traz dados para reforçar as políticas de inclusão digital desenvolvidas pelo governo durante os últimos anos.

– Nestes tempos não se pode permitir o isolamento de classes sociais inteiras da internet, um instrumento extremamente poderoso nas relações trabalhistas e individuais -, declarou.

Apesar da grande exclusão que ainda persiste na área digital, Gadelha também afirmou que o relatório permitiu determinar que, durante os primeiros dez meses de 2006, o número de casas com acesso a internet aumentou 4,5 milhões, chegando a 20 milhões.