Cerca de 17 paramilitares são mortos na Colômbia

Arquivado em:
Publicado Domingo, 12 de Outubro de 2003 às 20:25, por: CdB

Pelo menos 17 supostos paramilitares e três guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) foram mortos pelo Exército colombiano em operações realizadas nas últimas horas no departamento do Casanare, ao leste do país.

O comandante da 16ª Brigada do Exército colombiano, general Fabio García, disse que uma menina de dez anos também morreu nestas ações, ao ser atingida por uma bala perdida, quando estava dentro de casa, perto do local dos combates.

O general García afirmou que os confrontos entre tropas do Exército e os paramilitares aconteceram no casario Lugar Nuevo, a 30 quilômetros de Yopal, capital do departamento do Casanare, a 365 quilômetros de Bogotá.

Os paramilitares pertenciam à frente "Centauros", liderada pelo homem conhecido como "Miguel Arroyabe", de acordo com García. Ao norte do departamento de Casanare, tropas do Exército Colombiano mataram hoje três guerrilheiros das Farc.

Estas operações se unem às realizadas em diferentes partes do país e com as quais se procura minar o poder destas organizações. Ontem, pelo menos 25 pessoas, entre elas oito ex-funcionários da polícia e do Exército, foram capturadas pela Polícia Nacional em uma operação realizada no departamento do Caquetá (sul). Foram detidos 17 rebeldes das Farc e do Exército de Libertação Nacional (ELN).

As ações contra as guerrilhas acontecem desde ontem em nove departamentos do país, segundo relatórios preliminares divulgados em Bogotá pela Agência de Notícias do Exército.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo