CE lança programa de incentivo ao emprego

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 17 de outubro de 2003 as 14:40, por: cdb

O governador do Ceará, Lúcio Alcântara (PSDB), que nesta sexta-feira de manhã teve encontro com o presidente de Portugal, Mário Soares, em Lisboa, e retorna neste sábado a Fortaleza e, na segunda-feira, às 10h, no Cine São Luiz, lança o Programa Portas Abertas. A iniciativa pretende criar condições para a inserção no mercado de trabalho de grupos que geralmente têm dificuldade de acesso a este mercado.

O programa congrega ações para quatro segmentos – jovens de 16 a 24 anos, candidatos ao primeiro trabalho; trabalhadores desempregados acima de 40 anos; egressos do sistema penal; e portadores de deficiência. Segundo a Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo (Sete), a expectativa é de que o Portas Abertas beneficie 13,2 mil já no primeiro ano de atividade.

Dentre outras estratégias, o Portas Abertas pretende definir cotas de vagas para os segmentos beneficiados junto às indústrias que gozam de incentivos fiscais e às empresas que prestam serviços ao Governo. No evento, Lúcio Alcântara e o secretário do Trabalho e Empreendedorismo, Roberto Matoso, assinarão termos de parceria com empresas e convênios com as secretarias da Educação, Justiça, Infra-Estrutura, Administração e Desenvolvimento Econômico para a execução do Programa.

Os trabalhadores interessados em participar devem se inscrever no Sistema Nacional de Emprego (Sine) e possuir, preferencialmente, renda familiar de até meio salário mínimo. No caso dos jovens de 16 a 24 anos, o programa exigirá que eles estejam matriculados e freqüentando a escola, inclusive os portadores de deficiência nesta faixa etária.