Castelo participa da segunda edição do Programa Saúde na Feira

Arquivado em:
Publicado Sexta, 23 de Março de 2012 às 10:08, por: CdB

O prefeito de São Luís, João Castelo, participou, na manhã desta sexta-feira (23), da segunda edição do programa Saúde na Feira, que ocorreu no mercado da Cohab. A ação é uma iniciativa da Prefeitura de São Luís, por meio das secretarias municipais de Saúde (Semus) e de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa).

 

O programa, em mais uma etapa (a primeira foi realizada no Mercado da Liberdade, no dia 10 deste mês), ofereceu, aos feirantes e à comunidade do entorno do Mercado da Cohab, serviços de aferição de pressão, medição de taxa de glicemia, consultas médicas e de enfermagem, atendimento odontológico com entrega de kits de higiene bucal e cadastro do cartão SUS.

 

Na companhia de secretários municipais e assessores, João Castelo destacou a importância do Saúde na Feira e disse que o programa tem o propósito de levar saúde aos feirantes e à população de modo geral. “É uma boa iniciativa”, ressaltou Castelo, “dada a concentração generalizada de pessoas nestes locais, o que permite uma assistência mais efetiva à maioria do povo”, acentuou. O chefe do executivo municipal visitou todos os pontos de atendimento e conversou com os feirantes.

 

O Mercado da Cohab foi concluído na administração do prefeito João Castelo, com novo espaço formado por 49 boxes e 168 bancas, todas padronizadas com tampos e separações de granito e revestimento de cerâmica. Além disso, foi realizada a urbanização da área antiga da Feira da Cohab, com uma estrutura ampla com praça, estacionamento, parada de ônibus coberta, ponto de táxi e paisagismo.

 

Mais acesso à saúde A secretária municipal adjunta de Saúde, Ieda Vanderlei, frisou que o programa Saúde na Feira visa levar saúde para mais próximo do feirante. “Nós queremos que eles tenham mais acesso à saúde. Para isso, temos um cronograma elaborado até o final do ano nos mercados da capital”. O atendimento ficou disponível ao público do Mercado da Cohab até as 15h.

 

A dona de casa Luzia dos Santos Lima, 48 anos, moradora da Cohab, após medir a pressão e a taxa de glicemia, ficou satisfeita com a forma como foi atendida. “Fui muito bem tratada. Agradeço a Prefeitura por nos dar esta oportunidade de avaliarmos nossa saúde”, disse.

 

A ação, que conta com a parceria do Sindicato do Comércio Varejista de Feirantes de São Luís, UniCeuma, Sesc, Federação do Comércio de Bens (Fecomércio), serviços e turismo do Estado, ofereceu ainda informações e palestras sobre saúde (DST/Aids, dengue, saúde do trabalhador, saúde mental, tabagismo e saúde do homem).

 

No encerramento das ações, foi apresentado o teatro da dengue, alertando sobre medidas de prevenção contra a doença.

 

 

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo