Casas do Benfica na Suíça preparam festas dos fãs

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 7 de setembro de 2011 as 00:38, por: cdb

As casas do Benfica na Suíça estão prontas para receber a Eurocopa, estando já previstos ecrãs gigantes para a projecção televisiva de todos os jogos da competição.

Para muitos adeptos do maior clube de futebol de Portugal que não conseguiram ingressos para o Euro, as festas dos fãs são uma oportunidade para sentir um pouco o ambiente dos estádios.

As Casas do Benfica na Suíça, que já foram oito em 2004 e actualmente são seis, apesar de estarem apenas registadas cinco no Sport Lisboa e Benfica – são sempre uma referência na comunidade portuguesa.

Segundo as estimativas, existem mais de 14 milhões de adeptos do Sport Lisboa e Benfica no mundo. Esta paixão pelo clube da Luz tem muito a ver com os anos de glória do tempo de Eusébio.

Segundo o Guiness, o Benfica é o clube do mundo com mais sócios, cerca de 161 mil.

A maioria das Casas do Benfica tem uma ou mais equipas de futebol nos diversos escalões das diversas ligas cantonais, conseguindo algumas delas, como a do Sport Lausanne e Benfica, chegar à Segunda Liga há uns anos atrás. Neste momento, disputa a 4ª Liga.

A falta de meios e talvez a falta de formação de como se deve gerir um clube faz com que muitas casas já tivessem passado – ou continuam a passar – por dificuldades financeiras, levando em alguns casos à falência, como é o exemplo das Casas do Benfica do Ticino, de Fribourg ou a de Zurique.

Seja como for, o nome do Benfica é sempre uma referência por excelência em todo o mundo, e a Suíça não foge à regra.

António Silva, presidente da Casa da Águia em Rorschach. (swissinfo)

Bar e salão de jogo

Em todas as Casas do Benfica podemos encontrar um serviço de Bar e de Restauração, onde a gastronomia portuguesa, sempre com pratos de bacalhau em primeira linha, é o cartão de visita em todas elas. Salão de jogos, como o tradicional bilhar, ou os matraquilhos, não podem faltar em nenhum deles.

A Casa do Benfica de Genebra é a única que tem um Rancho de Folclore e que leva o colorido das danças tradicionais lusitanas com o nome do Benfica agarrado.
Contudo, em todas elas, o futebol é o desporto rei que faz mover centenas de jovens a praticar este desporto, sempre com o sonho guardado de um dia poderem vir a representar o clube mãe em Lisboa.

Quando uma casa celebra o seu aniversário, quase sempre vem um dirigente acompanhado por uma velha glória, para abrilhantar o certame.

Novo horário de abertura

Segundo Henrique Moreira, dirigente da Casa do Benfica de Neuchâtel, a colectividade está pronta para receber a selecção e dar o melhor apoio possível. O horário de abertura vai ser alargado sempre que hajam jogos da selecção portuguesa.

Ele espera que a casa possa ser visitada por muitos portugueses e curiosos, que se desloquem a Neuchâtel. Espera, ainda, muita emoção no visionamento dos jogos, e como não podia deixar de ser, que Portugal seja o vencedor.

António Silva, presidente da Casa do Benfica de Rorschach, cantão de St. Gallen, também está pronto para que as pessoas visitem a Casa da Águia.

O nome Benfica é efectivamente aquele que mais paixão leva aos seus simpatizantes. Seja como for, todas as casas estão com a Eurocopa no pensamento e todas elas prontas a acolher os seus simpatizantes para as emoções do jogo.

swissinfo, Adelino Sá