Casamento gay tem autorização temporária no Canadá

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 12 de junho de 2003 as 01:27, por: cdb

O governo canadense anunciou na quarta-feira que os casamentos entre pessoas do mesmo sexo realizados na província de Ontario nos últimos dois dias são legais, mas se recusou a descartar a possibilidade de adotar medidas que possam invalidar as uniões no futuro.

A corte de apelações de Ontario colocou de lado a definição heterossexual de matrimônio na terça-feira, em uma decisão favorável aos casais gays que querem se unir imediatamente.

O ministro da Justiça canadense, Martin Cauchon, disse que ainda não tinha uma opinião formada sobre se manteria a decisão judicial ou se levaria o caso à Suprema Corte.

– Com base na decisão da corte de apelações (de Ontario) tomada ontem, esses casamentos são legais no momento – disse ele a repórteres.

– Digo, no momento, porque não quero deduzir (o que pode acontecer no) futuro – afirmou, acrescentando que anunciaria a decisão do governo federal em breve.

Uma das autoridades do Partido Liberal (governinsta) do Canadá, no entanto, disse que havia pouca chance de uma apelação, porque a maioria dos membros do governo concorda que os casamentos entre pessoas do mesmo sexo deveriam ser legalizados.

– Eu diria que não haverá apelação e que a legislação (regulamentando o casamento gay) sairá no outono (hemisfério Norte) -disse a autoridade.