Casal real norueguês visita comunidades carentes no Rio

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sábado, 11 de outubro de 2003 as 17:03, por: cdb

O casal real da Noruega, rei Harald V e a rainha Sonja, estiveram visitando na manhã desta sábado as comunidades do Pavão-Pavãozinho, no morro do Cantagalo, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Eles conheceram algumas iniciativas sociais desenvolvidas pelo governo do estado naquela região, como o Projeto Criança Esperança, desenvolvido com o apoio da Rede Globo.

O casal estava acompanhado do secretário estadual de Ação Social, Fernando Willian, que representava a governadora Rosinha Matheus. Desde 2000, que o governo do estado desenvolve uma série de atividades sociais naquela região, principalmente voltadas para as crianças, com o objetivo de afastá-las do tráfico.

Uma região marcada pelo conflito entre traficantes de facções rivais, o Cantagalo hoje conta com um efetivo de Policiais de Áreas Especiais 24h por dia, o que conseguiu reduzir significativamento os conflitos no local, segundo a assessoria de Imprensa do Palácio Guanabara.

Os noruegueses foram recepcionados por crianças atendidas pelo Criança Esperança e levados a conhecer as instalações do projeto e foram presenteados com um quadro de autoria de um morador, retratando os morros protegidos por anjos do céu.

Em seguida eles assistiram à apresentação de dança do projeto Três Continentes que reúne moçambicanos, noruegueses e brasileiros. Também puderam conferir o talento das crianças do projeto Ser Menina, que assiste crianças carentes da Zona Oeste, desenvolvido em parceria com instituições norueguesas. Ao final da apresentação, o casal real quebrou o protocolo e subiu ao palco juntamente com a comitiva que os acompanhava para dançar com a criançada.