Casa da Cultura abre Exposição “Cores em Expressão”

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 28 de março de 2012 as 09:54, por: cdb

Em comemoração aos 44 anos do Hospital Areolino da Abreu, celebrado no dia 3 de abril, a instituição, que vem prestando serviços de saúde à comunidade acometida pelo sofrimento psíquico e enfermidade mental, entra em parceria com a Casa da Cultura de Teresina e realiza a exposição “Cores em Expressão”, que teve início nesta quarta-feira (28) e segue até sexta (30). A exposição fica aberta das 8h às 18h, com entrada franca.

A Casa da Cultura fica localizada na Rua Rui Barbosa, N° 348, Centro, próxima à Praça Saraiva, mantida pela Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves. A exposição “Cores em Expressão” apresenta exercícios visuais de pintura realizados pelos usuários do Hospital Areolino da Abreu, sob orientação profissional com função terapêutica no setor de Terapia Ocupacional desde o início dos anos 1990.

De acordo com a psicologia, a loucura é uma condição da mente humana caracterizada por pensamentos considerados “anormais” pela sociedade. Ser artista é ter a capacidade de ver importância em coisas simples, muitas vezes pueris. A arte, portanto, aproxima a loucura e a saúde através da criatividade.  

O paciente psiquiátrico apresenta dificuldade em expressar seus pensamentos e sentimentos por meio da fala. A atividade artística, especialmente a pintura, oferece um canal de comunicação num processo vivencial inerente ao ser humano. A Arte utilizada como terapia não intenciona segregar os produtos artísticos em “arte de alienados”, mas une “expressões” em busca do equilíbrio psíquico, do resgate da autoestima, da tranquilidade e do bem-estar.

——————————–

Serviço

Evento: Exposição “Cores em Expressão”

Data: de 28 a 30/03/2012

Local: Casa da Cultura

Horário: 8h – 18h