Casa Civil estudar proposta para indústria de semicondutores

Arquivado em:
Publicado Terça, 28 de Março de 2006 às 20:05, por: CdB

A Casa Civil analisará proposta da União Européia e da Coalizão DVB de parceria com o governo brasileiro para desenvolvimento de uma indústria de semicondutores no país, de apoio científico e tecnológico e de formação de recursos humanos na área. Em carta encaminhada na semana passada à ministra Dilma Rousseff, chefe da Casa Civil, o embaixador da União Européia no Brasil, João Pacheco, solicitou, em nome da UE e da Coalizão DVB, reunião para apresentar detalhes da proposta e convidou a ministra e outros integrantes do governo para visitar a sede das empresas que fazem parte da coalizão.

A Coalizão DVB é formada pelos principais fabricantes europeus de equipamentos eletrônicos, que se reuniram para defender o padrão europeu de TV digital, chamado de DVB. Outros dois sistemas estão no mercado tentando conquistar espaços como o Brasil, que ainda está por decidir qual o sistema mais adequado de TV interativa, que permite mais agilidade e qualidade na transmissão de imagem e som. São eles: o padrão japonês, o ISDB e o americano, o ATSC. A TV digital substituirá a TV analógica, presente hoje em todo o país.

Segundo informações do Ministério das Comunicações, o processo de transição entre os dois formatos levaria pelo menos 10 anos.

Em anexo à carta, a Coalizão DVB - com assinatura das empresas Nokia, STMicroeletronics, Thomson, Philips, Rohde&Schwarz e Siemens - afirma que a oferta de um projeto de indústria de semicondutores está ligada à escolha do padrão europeu. As empresas oferecem ainda assento no conselho da coalizão, órgão máximo decisório do sistema DVB. Há pouco mais de um mês, representantes do governo e da indústria japonesa de microeletrônica estiveram na Casa Civil, quando apresentaram proposta semelhante.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo