Casa Branca recusa verba para telescópio espacial Hubble

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sábado, 22 de janeiro de 2005 as 16:09, por: cdb

O futuro do telescópio espacial americano Hubble está ameaçado pela recusa da Casa Branca a autorizar a verba para sua manutenção e funcionamento, noticiou neste sábado a imprensa americana.

O jornal <i>Washington Post</i> citou fontes anônimas do setor aeroespacial e do governo que afirmam que os fundos necessários para a missão, estimados em bilhões de dólares, ficarão de fora do orçamento do ano fiscal 2006, que se inicia em 1º de outubro deste ano.

A agência espacial americana Nasa deve anunciar esta decisão no começo de fevereiro, quando o presidente George W. Bush enviar ao Congresso seu projeto de orçamento para 2005/2006, informou o jornal.

O porta-voz da Nasa, Robert Mirelson, classificou estas informações como “puras conjecturas” e se recusou a fazer qualquer outro comentário. “Não se pode dizer nada antes do projeto de orçamento ser apresentado ao Congresso no dia 7 de fevereiro”, informou.

Segundo o Space.com, serviço especializado de internet, que foi o primeiro a divulgar estas informações, a Nasa prevê fundos para uma missão robótica que deve tirar o Hubble de sua órbita em 2006, fazendo-o cair no oceano.