Caruaru sedia evento do Ministério da Previdência

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Publicado segunda-feira, 26 de março de 2012 as 11:01, por: cdb

O município de Caruaru receberá, nos dias 02 e 03 de abril, profissionais de previdência do estado de Pernambuco. Serão dois dias de reunião, onde está prevista extensa agenda para capacitar e discutir ações estratégicas entre os Regimes Próprios de Previdência Social- RPPS de Pernambuco.

 

Para participar do encontro o Ministério de Previdência Social enviará o Secretário, Leonardo Rolim, (que é a segunda pessoa dentro do Ministério) bem como equipe de gerenciamento de informações, para realizar o lançamento do Projeto de Gerenciamento de Dados da Previdência do Servidor Público, através do sistema operacional SIPREV.

 

No primeiro dia do encontro será realizado a “Primeira Conferência Regional da Associação Pernambucana de Entidades de Previdência –APPEP”, onde o Instituto de Próprio de Previdência de Caruaru- Caruaruprev possui cadeira na diretoria. Na ocasião, estarão reunidos gestores dos RPPS de Pernambuco que são sócios da APPEP. Este encontro será na sede o caruaruprev e deve marcar o início das ações da associação para este ano e traçar estratégias para captação de mais associados.

 

Na terça-feira acontecerá o lançamento do SIPREV, que consiste em uma ferramenta de gestão, desenvolvido através de um software livre, que permite ter-se, em um único banco de dados, as informações cadastrais dos servidorores ativos, inativos, pensionistas ou dependentes. Na abertura do evento o prefeito, José Queiroz, o Secretário do Ministério de Previdência, Leonardo Rolim, bem como os responsáveis pelo evento, devem explanar a importância de integração dos regimes próprios para que haja um modelo operacional funcional e eficaz.

 

O lançamento do SIPREV será no auditório do Hotel Village. Foram convidados para o evento mais de 50 RPPS do estado, além de autoridades de Caruaru.

 

Os participantes do lançamento serão capacitados para utilizar o novo sistema, podendo encerrar o encontro já com a minuta do plano de trabalho onde constam os procedimentos e prazos exigidos para cumprir a implantação do SIPREV. Lembrando que a implantação do sistema é uma determinação do Ministério e será obrigatório em todos os RPPS.

 

Os eventos estão sendo organizado pelo Caruaruprev e Associação Pernambucana de Entidades de Previdência –APPEP em parceria com o Ministério de Previdência Social.

 

O que é SIPREV?

O SIPREV é uma ferramenta de gestão desenvolvido através de um software livre que permite ter-se, em um único banco de dados, as informações cadastrais dos servidorores ativos, inativos, pensionistas ou dependentes. Atrevés deste sistema é possível acessar informações previdenciárias e financeiras do contribuinte, bem como a concessão e manutenção de benefícios. É uma ferramenta de uso local, disponibilizada para viabilizar a formação de uma base única de informações, o que nos permite analisar a situação do servidor de forma individualizada e rápida, otimizando a assistência aos nossos beneficiários.

Com a implantação do SIPREV as aplicações que compõem os Sistemas Próprios de Previdência se tornarão amplas e garantirão a integração dos servidores através da manutenção de banco de dados, validando suas informações e o envio da documentação oficial para o cruzamento de dados necessários e previstos no art. 3º da Lei 10.887, de 18 de junho de 2004, que se refere da seguinte forma: “Para os fins do disposto no inciso XI do art. 37 da Constituição Federal , a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios instituirão sistema integrado de dados relativos às remunerações, proventos e pensões pagos aos respectivos servidores, ativos, inativos, e pensionistas, na forma do regulamento”.