Cartão do SUS será obrigatório para atendimentos que não sejam de urgência a partir de segunda

Arquivado em:
Publicado Quinta, 01 de Março de 2012 às 07:52, por: CdB

A partir da próxima segunda-feira, 5, o cartão do SUS passa a ser obrigatório para a marcação de consultas e realização de cirurgias eletivas, que são aquelas agendadas previamente e não são caracterizadas como sendo de urgência ou emergência. No caso de exames, eles até poderão ser feitos, mas o resultado somente será entregue mediante a apresentação do documento, explica o coordenador do cadastramento do cartão do SUS no município, Marcílio Nóbrega.

A partir do dia 5 de junho, conforme portaria do Ministério da Saúde, até mesmo os exames somente poderão ser realizados com a apresentação do documento e por este motivo, é importante que todas as pessoas tenham o cartão SUS, mesmo as que têm plano de saúde privado porque alguns procedimentos, como transplante e hemodiálise, alguns planos não cobrem.

Até o mês passado, quase 387 mil cartões do SUS já foram emitidos em Campina Grande e o documento pode ser feito logo após o nascimento, informou Marcílio Nóbrega. O Cartão do SUS é emitido gratuitamente no Serviço Municipal de Saúde (antiga Casa de Saúde Dr. Brasileiro), na rua Siqueira Campos, bairro da Prata, das 8h às 17h, sem intervalo para o almoço, e é entregue na hora.

Para fazer o documento, é necessário apresentar documento de identidade, CPF e comprovante de residência, preferencialmente no nome da pessoa ou responsável. Durante os atendimentos do Saúde Itinerante, o cartão do SUS também é feito, mas nestes casos, ele é entregue posteriormente, nas residências das pessoas, pelos ACS (Agentes Comunitários de Saúde).

O cartão do SUS tem o objetivo de criar um banco de dados único com o histórico de cada paciente usuário do SUS, que poderá ser acessado em qualquer local do país, com informações sobre procedimentos clínicos e atendimentos já realizados, remédios prescritos, entre outros.

Também a partir deste 1º de março, os estabelecimentos de saúde públicos ou conveniados ao SUS estarão registrando o número do Cartão do SUS nos formulários de atendimento.

 

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo