Carnaval agitou as ruas de Cotia

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 28 de fevereiro de 2012 as 15:15, por: cdb

Nos dias 18, 19, 20 e 21 de fevereiro, a Prefeitura de Cotia através da Secretaria de Cultura e Turismo, realizou a integração de quatro escolas de samba para estimular e fortalecer os blocos. O objetivo é que futuramente sejam criadas diferentes alas nas escolas de samba e que as apresentações aconteçam não só nos bairros, mas em toda cidade.

Os blocos participaram de inúmeras reuniões na Secretaria e receberam orientações do secretário Sérgio Folha, diretora de Cultura, Magaly de Oliveira, departamento de Eventos, Guarda Civil, Polícia Militar entre outras secretarias para que o evento acontecesse tranquilamente.

Em Cotia, o bloco Cotia, Cidade das Rosas agitou o Carnaval dos cotianos que saíram as ruas para curtir os dias de folia. A bateria da Escola Raízes do Agora arrasou no Km 21. Na Praça dos Romeiros em Caucaia, o samba foi comandado pela Blocica.  A população pulou e se divertiu nos dias de apresentação e nos ensaios que deixou as ruas repletas de sambistas.

Os quatro dias de apresentações contaram com um público aproximado de dez mil foliões, lotando a Praça dos Romeiros. “A Secretaria apoiou e forneceu a estrutura solicitada pelos blocos, tendo como meta o incentivo, a formação de público e difusão da cultura local e é claro fortalecer a Cultura carnavalesca local”, disse a diretora de Cultura.

No dia 17 de fevereiro, o departamento de cultura esteve presente nos ensaios  e para  dar as orientações finais de segurança, mesmos nos ensaios que antecederam o carnaval a praça se manteve lotada.

“O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Teve sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha. O entrudo acontecia num período anterior à quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade. Este sentido permanece até os dias de hoje no Carnaval. O intuito da Secretaria de Cultura e Turismo é manter essas tradições e costumes vivos fortalecendo e oferecendo todo apoio e suporte necessário para que, a cada ano o carnaval do Município de Cotia se torne uma referencia no município”, ressaltou Magaly de Oliveira.