Cargueiro com minério de ferro do Brasil afunda na África do Sul

Arquivado em:
Publicado Quinta, 04 de Maio de 2006 às 06:16, por: CdB

Equipes de resgate procuram, desde as primeiras horas da madrugada desta quinta-feira, os 27 membros da tripulação do cargueiro que levava minério de ferro do Brasil para a China. O navio afundou nas águas turbulentas na costa leste da África do Sul. Seis dos 33 tripulantes foram resgatados sem ferimentos na noite de quarta-feira, pouco depois que o navio, identificado como Alexandros T, afundou na região de Port Alfred, após entrar em uma área com ventos fortes, disseram autoridades de resgate.

- Pelo o que entendemos, ele começou a balançar e partiu-se ao meio antes de afundar. Um membro da tripulação foi resgatado do mar, e cinco outros de um bote. O restante da tripulação não foi visto. Todos os 27 tripulantes desaparecidos usavam coletes salva-vidas - disse Paul Killeen, vice-comandante de resgate marítimo em Port Elizabeth, a jornalistas.

Um porta-voz da empresa proprietária do navio disse que a maioria dos tripulantes tem nacionalidade filipina. Um avião militar sul-africano foi enviado para onde o navio afundou, a cerca de 458 quilômetros da costa, para participar das buscas ao lado de outros navios. Um helicóptero de resgate canadense foi colocado em alerta. Killeen disse que um avião militar está circulando a área para ajudar a coordenar a operação de resgate. O avião avistou botes no mar e está direcionando os navios de resgate para eles, disse.

- Acho que há uma boa chance de encontrarmos alguns deles, ou todos, vivos - disse Killeen.

Problemas

Mark Hellenberg, coordenador do Centro de Resgate Marítimo, disse que o Alexandros T enviou um sinal de problema por volta das 21h (15h de Brasília). O navio Fortune Express, que estava nas redondezas, foi direcionado para a cena e encontrou o Alexandros T. afundando rapidamente, mas conseguiu resgatar seis tripulantes.

- O restante parece ter sido forçado a cair no mar. Não há registro de ferimentos nos seis sobreviventes - disse Hellenberg.

Os ventos estavam fortes quando o navio afundou, por volta das 22h (16h de Brasília) de quarta-feira, disse Killeen. O navio de propriedade grega e de 91.164 toneladas foi construído em 1989 e tinha registro de gerenciamento para a Overseas Marine Enterprises Inc, em São Vicente e Granadina, de acordo com a consultoria independente DNV, da Noruega.

O Alexandros T estava levando 155.000 toneladas métricas de minério de ferro carregadas no Brasil e destinadas à China, disse um porta-voz da empresa que gerencia o navio. O ferro foi embarcado em Ponta da Madeira e o navio partiu no dia 14 de abril para a China, disse em comunicado o porta-voz Nicholas Brown.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo