Cantora conta sua relação de amor aos brasileiros

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 23 de março de 2012 as 08:33, por: cdb

Mafalda Minnozzi é uma artista inquieta. Está sempre em movimento e com o pensamento crítico a todo vapor. Uma cantora italiana que, desde 1996, reservou parte de seu coração ao Brasil, onde vive desde então. Pelas cidades do país e do mundo, leva sua já conhecida música, consagrada depois de várias apresentações, discos e homenagens. E, neste sábado, estará em Jundiaí para o lançamento do Jardim Italiano, dentro do Jardim Botânico, nas comemorações do Momento Itália Brasil.

“O Brasil é um país solidário às outras culturas”, diz Mafalda

“Tenho grande privilégio de participar de eventos como esse, eventos democráticos onde posso cantar a todos”, afirma ela. “O Brasil é um país solidário às outras culturas”, lembra a artista, que promete um repertório variado à sua apresentação no Jardim Botânico – entre nomes como Lucio Dalla, cantor italiano por quem nutre grande admiração, e até mesmo Chico Buarque. Além de cantar as consagradas, ela ainda traz sua nova canção, “Con Un Sorriso”.

Nascida em Pavia, norte da Itália, Mafalda trabalhou como engenheira eletrônica e em um banco antes de enveredar pelo canto. Quando criança, cresceu ouvindo a francesa Edith Piaf, por influência da mãe – que vive hoje em San Severino Marche, pequena cidade à qual Mafalda vai todos os anos para visitar sua “mama” e onde cresceu. Logo, viu-se tomada pelo jazz americano e por medalhões como Cole Porter e Frank Sinatra.

A primeira apresentação de Mafalda ocorreu aos 7 anos em um festival universitário

“Meu pai e minha mãe não gostaram muito da ideia quando disse que queria ser uma cantora”, lembra Mafalda. À sua primeira apresentação, com apenas 7 anos, a jovem Minnozzi foi levada escondida por uma tia. O talento revelou-se precoce e ela ganhou o concurso, em um festival universitário. Seria apenas o primeiro grão de uma carreira que daria muitos frutos e que, no Brasil, se estabeleceu.

Em 1996, ano em que Mafalda desembarcou por aqui, sua canção “Sei Tu” foi incluída na trilha internacional da novela “Anjo de Mim”, da Rede Globo. O país descobre de vez Mafalda e ela, por sua vez, encanta-se com a presença da cultura italiana na terra da Tropicália e da Bossa Nova. “Fico feliz em ver essa presença, como a macarronada sempre no prato dos brasileiros.”

Hoje, Mafalda continua a perseguir a ideia de levar sua música a todos, em shows que, segundo ela, não trata o público como mera massa humana. “O que busco é tocar as pessoas e trazer uma experiência de integração”, explica ela, para quem os espaços do palco significam uma possibilidade de fusão de culturas. Sobre cantar e interpretar, a artista diz que as duas coisas exigem muito. E, se depender dela, neste sábado o público será tocado por sua apresentação dentro das comemorações do Momento Itália Brasil.

Serviço – MIB (Momento Itália Brasil)
Lançamento do Jardim Italiano com show de Mafalda Minnozzi

Local: Jardim Botânico, na avenida Frederico Ozanan (entrada pelo portão à frente do Paço Municipal e ao lado das obras do Sesc)
Horário: a partir das 17h30
Atrações: além de Mafalda Minnozzi, o evento conta com o tenor jundiaiense Márcio José

Fotos: Divulgação