Canoas elabora Plano de Contingência em Saúde para a Copa do Mundo

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 28 de março de 2012 as 13:21, por: cdb

A titular da Secretaria Extrordinária da Copa (Secopa), Rita de Cássia Oliveira, recebeu na manhã desta quarta-feira, 28, o professor do curso de Medicina da Ulbra e integrante do corpo clínico do HPS, Rogério Schneider. Na pauta da conversa, o Plano de Contingência em Saúde para a Copa do Mundo de 2014.

Rogério apresentou as estratégias de atendimento mais adequadas na ocorrência de acidentes e outros sinistros com grande número de vítimas durante o evento. A intenção é articular uma rede inteligente de transporte, recepção, triagem e tratamento dos pacientes entre os hospitais de Canoas e da Região Metropolitana.  

Rogério acredita que a cidade deve ser protagonista por conta da estrutura privilegiada em saúde. “Canoas tem a maior rede de Samu no Estado e é referência em traumas”, explica. Rita avalia que o plano é essencial e deve ser amplamente discutido. “Com o plano em mãos, conhecemos melhor a nossa situação atual e o que falta para garantir uma resposta rápida a emergências durante a Copa do Mundo”, declarou a secretária.

O documento deve integrar o plano maior de contingência para a Copa, da Defesa Civil de Canoas, que rege todos os órgãos a serem acionados em situações de múltiplas vítimas e catástrofes. A perspectiva para os próximos dias é aprofundar o planejamento da saúde em reunião com a secretária e vice-prefeita, Beth Colombo, e o coordenador da Defesa Civil, Mauro Guedes.

 

Crédito da notícia: Luiz Damasceno