Canoas é referência em participação cidadã no Fórum Social Temático

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 26 de janeiro de 2012 as 14:20, por: cdb

O secretário das Relações Institucionais, Mário Cardoso, apresentou o sistema de participação popular de Canoas no painel Experiências de Participação, na manhã desta quinta-feira, 26, no auditório da Caixa Econômica Federal, em Porto Alegre. O evento integra as atividades do Fórum Social Temático, que se encerra neste sábado, 28.

“A participação da comunidade vem sendo construída efetivamente desde 2009, em que foram as ações foram aprimoradas, inovando o sistema no município”, afirmou o secretário. Acrescentou que o diálogo entre os cidadãos e e os gestores municipais são peças fundamentais para a atender as necessidades do município.

“Em Canoas os cidadão possuem todos os canais para a participação, só não participa quem não quer”, lembrou Mário. No painel, foram expostas a formação da cultura participativa, por meio dos projetos e programas de Canoas.

Orçamento Participativo

O secretário destacou que, segundo dados da Justiça Eleitoral, na 2ª rodada do OP de 2011, 11% do eleitorado canoense participaram. “Esse é um número significativo, já que em votações não obrigatórias a média de participação é em torno de 6%”, completou Mário Cardoso.

Plenárias de Serviço

Mário Cardoso expôs que nas Plenárias os cidadãos avaliam os serviços públicos. 4.793 pessoas já participaram e foram encaminhadas 2.705 demandas

Prefeitura na Rua

Em 129 edições, de 2009 a 2011, foram atendidas 13.652 pessoas. O projeto foi premiado no México, no Concurso Cidades Ativas, Cidades Saudáveis. Na categoria Espaço Público, o projeto de Canoas foi o mais votado na eleição popular e unanimidade entre os jurados técnicos.

Ágora Virtual

Combina a evolução da tecnologia e envolvimento entre gestores e a população.

Audiências Públicas

Atendimento aos cidadãos pelo prefeito Jairo Jorge, em seu gabinete, todas as segundas-feiras à tarde.

Congresso da Cidade

Projeta o município para os próximos dez anos, em que foram escolhidas 43 iniciativas e 104 ações estratégicas e constituído o Fórum de Governança Estratégica.

Conselhos Municipais e Conselho de Desenvolvimento Econômico

Após a apresentação do secretário, também expuseram suas experiências de Participação Cidadã a coordenadora da Rede Brasileira do Orçamento Participativo, Cátia Lima,  os professores Sérgio Allebrandt e Pedro Büttenbender pelos Conselhos Regionais de Desenvolvimento/RS (Coredes); a diretora do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Fernanda Corezola, e o diretor ONG Viva la Ciudadania/Colômbia, Pedro Santana.

 

Crédito da notícia: Priscilla Freitas