Candidato do PRI à presidência tem vantagem de 13 pontos

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 27 de junho de 2012 as 09:47, por: cdb

Caso seja confirmado o resultado, Peña Nieto marcará o retorno do partido ao poder após 12 anos de mandatos do PAN

 

27/06/2012

 

do Opera Mundi

 

O candidato à presidência do México pelo PRI (Partido Revolucionário Institucional), Enrique Peña Nieto, possui uma vantagem de 13 pontos percentuais sobre o candidato de esquerda Andrés Manuel López Obrador, da Frente de Esquerda, segundo pesquisa divulgada pela empresa Consulta Mitofsky nesta terça-feira (26).

Peña Nieto obteve 38,4% das intenções de voto contra 25,4% de López Obrador. Ambos registraram um pequeno aumento em relação ao resultado da pesquisa divulgada na semana passada. A candidata do PAN (Partido da Ação Nacional), Josefina Vasquez Mota, segue na terceira posição com 20,8% dos votos.

Caso seja confirmado o resultado, Peña Nieto marcará o retorno do PRI ao poder após 12 anos de mandatos do PAN. O partido governou o país por 71 anos até 2000.

Segundo a agência de notícias Reuters, na próxima quinta-feira (28), todos os candidatos deverão assinar um documento do IFE (Instituto Federal Eleitoral), assegurando que respeitarão o resultado das eleições. A intenção da autoridade eleitoral é evitar uma nova contestação das votações, como aconteceu em 2006.