Câncer de próstata é segunda maior causa de morte por câncer no país

Arquivado em:
Publicado Sexta, 17 de Novembro de 2006 às 16:17, por: CdB

O câncer de próstata é a segunda maior causa de mortes por câncer no Brasil, ficando atrás somente do câncer de mama. Para alertar sobre a prevenção e os ricos da doença, neste sábado, em Brasília, acontece uma campanha preventiva ao câncer de próstata. Para se ter idéia, só no Distrito Federal são 530 novos casos todos os anos e, hoje, há quatro mil homens doentes.

O diretor da seção DF da Sociedade Brasileira de Urologia, Fernando Diaz, explica que o importante é o diagnóstico precoce, com consultas anuais. Todo homem com 45 anos deve fazer o exame de toque e de sangue.

- O paciente na fase inicial pode ser tratado, basicamente, por duas modalidades. A cirurgia e a radioterapia, com chance acima de 85% de cura, a longo prazo -, explica Diaz.

Entre os homens acima de 50 anos que têm câncer, o de próstata é o mais comum e o que registra o maior número de mortes atualmente. Para aqueles com casos de câncer na família, o ideal é fazer o exame aos 40 anos. Quando a doença é descoberta cedo, as chances de cura são maiores. Como não existe causa para o câncer de próstata, uma vida saudável, com alimentação regular e exercícios físicos, pode ajudar a evitar a doença.

O aposentado Júlio da Silva Farago, 61, há dois fez uma cirurgia por conta de um câncer na próstata. Ele lembra que na época não sentia nenhum sintoma e só descobriu a doença na primeira vez que foi ao urologista.

- O médico falou que eu só teria seis meses de vida. Eu já estava com uma idade já avançada -, disse.

O mesmo aconteceu com o veterinário aposentado Carlos Alberto. Ele sempre cuidou da saúde. Fez a cirurgia e não precisou de radioterapia. Tem três filhos homens e já recomendou a eles que façam o exame cedo.

- O alerta foi dado. Eles têm ciência do problema que eu atravessei e que é necessário, depois de certa idade, procurar um médico para fazer o exame -, enfatiza Carlos Alberto.

A campanha de prevenção ao câncer de próstata acontecerá em Brasília no Quiosque do Atleta, no Parque da Cidade, das 9h às 12h00.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo