Canalização de Imbariê III será concluída em fevereiro

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 24 de janeiro de 2012 as 15:40, por: cdb

Canalização de Imbariê III será concluída em fevereiro

A segunda fase de canalização do Canal Imbariê III está a pleno vapor. A Prefeitura de Duque de Caxias está com obras no trecho que vai da Av. Automóvel Clube até a Av. Coronel Sisson. Ao todo são 1.280m de intervenções que, de acordo com o engenheiro responsável, Marcelo Galvão, será entregue no próximo mês já com toda reurbanização do bairro, com saneamento básico e infraestrutura necessária.

De acordo com o prefeito Zito, a obra tem como foco a prevenção de enchentes na região. “Essa área sempre foi muito castigada com as fortes chuvas e com a canalização estamos evitando grandes transtornos e melhorando a qualidade de vida da nossa população, disse o prefeito.

Para a canalização estão sendo utilizados pacotes pré-moldados de argamassa maleável no lugar do concreto tradicional, chamados de geoformas têxteis desenvolvidas por uma empresa paulista e implantada na cidade pela Ibracon Brasil Construções. Duque de Caxias é o primeiro município do estado a utilizar essa nova tecnologia que, além de reduzir o tempo da obra é ecológico: com o tempo os pacotes, compostos de material biodegradável, se decompõem, deixando apenas a argamassa.

Apesar da obra ainda não estar concluída, ela já teve seu batismo de fogo com as chuvas que caíram na região nos últimos dias. “Antigamente bastava uma chuva para que todas as casas daqui ficassem dentro d’água. Choveu durante toda a noite e o canal não transbordou. Agora, as coisas melhoraram por aqui”, disse Reginaldo Ferreira Neto, aposentado de 52 anos, morador há 30 anos na Rua Urubá, em Santa Lúcia, às margens do canal.

Texto: Cecília Rodrigues

Fotos: George Fant

Palavras-chave

nonon onon nononon