Canadense é infectado pelo vírus da “gripe do frango”

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sábado, 27 de março de 2004 as 19:26, por: cdb

Um empregado da agência canadense de inspeção de alimentos se contaminou com o vírus da gripe das aves manipulando frangos mortos numa fazenda posta em quarentena na província de British Columbia, noticiou neste sábado o canal de TV CBC.

Este poderia ser o primeiro caso de contaminação humana pela gripe das aves no Canadá, segundo o responsável pelos serviços de saúde da província, Dr. Perry Kendall, citado pelo canal público de TV.

Segundo o Dr. Kendall, o homem foi infectado há duas semanas pelo vírus H7 e não o H5N1, que causou a morte de 24 pessoas no Vietnã e na Tailândia. Ainda de acordo com ele, o vírus H7 não traria riscos muito sérios para os humanos. O homem contaminado teve conjuntivite e ficou com os olhos vermelhos, mas se restabeleceu totalmente, segundo o médico.

Descoberto no oeste do Canadá em 19 de fevereiro, o vírus da gripe das aves atingiu cinco fazendas de criação de frangos no vale do Rio Frase, ao leste de Vancouver, antes que as autoridades sanitárias decidissem finalmente no fim desta semana abater todas as aves da região para reduzir o risco de propagação. Foram eliminadas cerca de 275 mil aves em 43 granjas.