Campeonato Brasileiro de Kung Fu acontece em Brasília

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sábado, 19 de outubro de 2002 as 00:16, por: cdb

O XIII Campeonato Brasileiro de Kung Fu Wushu acontece este fim de semana em Brasília. Com 530 atletas inscritos, representando 16 estados, esta será a maior competição de Kung Fu já realizada no país. Ao todo serão disputadas mais de 180 lutas e feitas mais de 600 apresentações de rotinas (demonstrações) – também conhecidas como “taulus” ou “katis”.

O campeonato brasileiro acontece amanhã (19) e domingo (20) no Minas Brasília Tênis Clube, sempre a partir das 9h da manhã. A abertura oficial do evento será amanhã, às 20h. A entrada é franca.

Para o presidente da Federação de Kung Fu do Distrito Federal, André de Assis, o grande número de inscritos no campeonato comprova o aumento da popularidade da arte marcial no país. “De oito anos para cá, o Kung Fu brasileiro vem crescendo, está mais organizado e com melhor qualidade”, afirmou André.

Isso tudo está trazendo bons frutos, inclusive em competições internacionais, acrescenta o técnico de lutas da Federação Brasileira de Kung Fu, Marcos Vinicius Alves. No campeonato mundial de 1999, disputado em Hong Kong, o Brasil ficou em 29º no quadro geral. Naquela competição, o país conquistou uma única medalha, de bronze, com André de Assis, na categoria de luta de até 85 quilos.

Em 2001, no campeonato mundial realizado na Armênia, o Brasil deu um salto de qualidade e terminou em quinto lugar. Conquistou 6 medalhas – uma de ouro, duas de prata e três de bronze. André de Assis terminou em segundo na sua categoria. A medalha de ouro foi para o paulista Fuji Hira, na categoria de luta até 80 quilos.

Além disso, no campeonato mundial da Armênia, com o apoio do Ministério do Esporte e Turismo, através da Secretaria Nacional de Esportes, a seleção brasileira viajou completa pela primeira vez.

Sobre o campeonato em Brasília, André de Assis acrescenta que sua realização vai ajudar a divulgar a arte marcial no Distrito Federal e mostrar o que é Kung Fu.

O que é Kung Fu? O Kung Fu é um termo genérico usado para descrever artes marciais na China. Sua tradução literal seria de “trabalho duro” ou “esforço”. Segundo os mestres, o Kung Fu é a arte marcial mais antiga do mundo e serviu de inspiração para a criação de várias outras artes marciais.

O Kung Fu tem centenas de estilos, freqüentemente inspirados em movimentos de animais, como louva-deus, macaco, tigre, cegonha. Mas, basicamente, essa arte marcial pode ser dividida em duas categorias: Kuosho – formado pelos estilos tradicionais – e Wushu – que são os estilos modernos.

No XIII Campeonato Brasileiro de Kung Fu Wushu estarão representados dezenas de estilos, entre eles o louva-deus, Wing Chun e Shaolin do Norte.

Mais informações: (61) 563 3067.