Campanha educativa previne acidentes durante carnaval

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 28 de fevereiro de 2012 as 07:36, por: cdb

A Prefeitura de Anápolis, por meio da Companhia Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT), trabalhou para que os anapolinos tivessem um carnaval cheio de alegria e com paz no trânsito. Foi com esse objetivo que foi promovida a campanha de prevenção de acidentes Quem vai dirigir vai de refri”.

A intenção da campanha foi intervir sobre uma realidade que se repete anualmente em todo o país: um significativo aumento nos índices de acidentes durante este período de carnaval. Considerando que a maior parte dos acidentes de trânsito está relacionada ao consumo de álcool por parte dos condutores de veículos, a iniciativa buscou incentivar motoristas e motociclistas a optarem por bebidas não alcoólicas antes de assumirem a direção.

A campanha consistiu na realização de abordagens educativas onde o público participante, além de ser orientado quanto aos efeitos do álcool sobre processos mentais importantes na condução de veículos, foi presenteado com refrigerantes como forma de incentivo. Personagens carnavalescos fizeram a animação durante as abordagens, para lembrar que é possível manter a alegria sem perder a responsabilidade. Foram realizadas blitzen educativas e visitas a bares, lanchonetes e pizzarias.

Considerando que o álcool é o principal responsável pelos acidentes de trânsito não só durante o carnaval, mas durante todo o ano, a campanha terá atividades estendidas até o mês de abril.