Um acidente envolvendo um caminhão carregado de cervejas destruiu no final da tarde de ontem um monumento de 300 anos em Ouro Preto: o chafariz da Matriz Nossa Senhora do Pilar.
O Corpo de Bombeiros cercou a área e a Polícia Militar foi chamada para retirar o caminhão de cima do que sobrara da peça. No entanto, a Promotoria impediu a retirada do veículo, alegando que o local poderia ser mais danificado.
A Secretaria de Turismo informou que está esperando um comunicado da proprietária do caminhão, para levá-lo do local.
De acordo com Benedito Tadeu, diretor da subregional do Iphan (Instituto do Patrimônio Artístico Nacional) em Ouro Preto, apenas a bacia [parte de baixo do chafariz] está intacta.
Os fragmentos estão sendo numerados e fotografados, para uma tentativa de reconstruir o monumento.
Segundo a Unesco, Ouro Preto pode perder o título de patrimônio histórico por causa do “descuido”, como a construção em áreas proibidas e trânsito pesado na cidade.