Caminhada quer mobilizar população contra dengue

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 30 de março de 2011 as 10:29, por: cdb
Possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue serão registrados para a realização de vistorias

A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) do Rio promove neste sábado, a partir das 8h30, Caminhada contra a Dengue pela Cidade do Rio. O objetivo é mobilizar a população e instituições para a atenção rotineira a possíveis focos do mosquito Aedes aegypti. A ação contará com uma ferramenta para georreferenciamento dos pontos com focos do mosquito transmissor da doença.

A atividade faz parte do Movimento Carioca por um Rio Livre da Dengue e pretende motivar cada cidadão a olhar a rua e o entorno de sua residência como um espaço coletivo que precisa ser cuidado o ano inteiro e não apenas no verão para evitar a proliferação do Aedes aegypti.

O trabalho já inicia a programação de ações de prevenção à dengue para o próximo ano. Ao todo, serão 200 grupos de caminhadas distribuídos por toda a cidade. Para participar, basta procurar uma unidade de saúde da Prefeitura do Rio. Os participantes se reunirão na unidade de saúde de onde sairão em pequenos grupos para vistoriar ruas, imóveis e estabelecimentos de cada região acompanhados e orientados por agentes de saúde.

Os possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue serão registrados para a realização de vistorias. Ao término da atividade, haverá um mapa da Cidade com todos os pontos identificados. As informações serão coletadas pelo teleatendimento 1746, pelo site da SMSDC (www.rio.rj.gov.br/web/smsdc) ou ainda por formulários que serão distribuídos no local. A SMSDC orienta que os participantes usem roupas leves, calçados confortáveis e boné e levem garrafa com água.