Caminhada é a forma clássica de se manter em forma

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Publicado quarta-feira, 17 de maio de 2006 as 16:31, por: cdb

A caminhada diária, ou no mínimo três vezes por semana, é a forma clássica de se manter em forma e cuidar melhor da saúde, em qualquer idade.

Benefícios 
– Melhora a circulação e a atividade do coração, além da diminuir os riscos de problemas cardíacos.
– Reduz gorduras localizadas e é excelente para quem é sedentário e quer começar um programa de exercícios.
– Com a caminhada, o risco de lesão é pequeno, já que a atividade é de intensidade baixa.

Perigos
– Os riscos da caminhada são quase que inexistentes. Mas eles podem aparecer se a pessoa não tiver acompanhamento médico ou o ritmo da caminhada for pesado.
– Os batimentos do coração não podem ultrapassar 75% a 80% da freqüência normal. (Observação: para calcular a sua freqüência cardíaca ideal, os médicos costumam recomendar usar a fórmula: 220 – idade = freqüência cardíaca total (100%). Na dúvida, consulte um médico).
– Uma pessoa sedentária corre mais riscos que uma pessoa ativa, tanto na caminhada como em outras atividades físicas.

Caminhada mínima
– De três a cinco vezes por semana, 30 minutos ao dia.
– Para quem estiver começando, o ideal é alternar um dia de descanso com um dia de exercício.

Gasto calórico médio
– De 200 a 400 kcal/hora
Observação: A queima das gordurinhas depende do sexo, idade, metabolismo e condicionamento físico da pessoa.

Quem deve fazer
– Todas as pessoas, das mais diversas idades, desde que tenham passado por uma consulta médica.