Câmara dos Deputados terá Aula Pública

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 7 de novembro de 2003 as 19:44, por: cdb

Uma sala de aula com carteiras e quadro negro deve ser montado no Salão Verde da Câmara dos Deputados, que servirá de cenário para a Aula Pública em defesa da educação e cultura na próxima terça-feira, às 15h. O objetivo da mobilização promovida pela Comissão de Educação e Cultura é sensibilizar o governo federal para destinar mais recursos no Orçamento do ano que vem para as duas áreas.

Os deputados ministrarão a aula, enquanto o público e instituições ligadas à educação e cultura farão o papel dos alunos. Está prevista a participação do ministro da Cultura, Gilberto Gil. O Ministro da Educação, Cristovam Buarque, viajará da África para a Índia, onde representará o Brasil na Conferência sobre Exploração Infantil e só retornará a Brasília dia 17.

O orçamento geral (investimento e custeio) para Educação em 2004 está estimado em R$ 19,7 bilhões. Para ampliar seus projetos e programas, estes recursos são insuficientes, como já admitiu publicamente o Ministro da Educação, Cristovão Buarque. Já para a Cultura o orçamento prevê R$ 220 milhões para investimentos para o ano que vem. O ministro Gilberto Gil quer dobrar este valor e, até 2007, quintuplicá-lo, chegando ao patamar de 1% do Orçamento Geral da União, como pleiteia desde o início do ano.