Câmara dos Deputados aprova ratificação do acordo de Kyoto

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 24 de abril de 2002 as 16:33, por: cdb

A Câmara dos Deputados, atendendo a um pedido do governo federal, aprovou em regime de urgência, nesta terça-feira, a ratificação do Protocolo de Kyoto. O Protocolo é um acordo internacional que estabelece metas aos países visando à redução de emissão de gases poluentes na atmosfera e ao controle do aquecimento global do planeta.

Definido na Convenção das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, realizada em Kyoto, em 1997, o Protocolo, para entrar em vigor, tem que ser ratificado nos países industrializados que, juntos, contribuam com pelo menos 55 por cento das emissões de gases.O ministro da Ciência e Tecnologia, Ronaldo Sardenberg, principal negociador brasileiro nas discussões internacionais sobre mudança do clima, disse que o país deverá ratificar o Protocolo de Kyoto antes da cúpula mundial marcada para setembro, em Johannesburgo, na África de Sul. A reunião ocorrerá 10 anos depois da Eco-92, realizada no Rio de Janeiro, quando se iniciou o debate mundial sobre a mudança do clima.

Aprovado na Câmara, em votação simbólica, o pedido do governo para ratificação do Protocolo de Kyoto será agora enviado à votação no Senado. O Protocolo de Kyoto prevê que os países industrializados cortem em 5,2 por cento suas emissões de gases em relação aos níveis de 1990, durante os próximos 10 anos.