Calor e seca causam fogo em floresta

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 9 de março de 2007 as 21:01, por: cdb

O forte sol no Rio e a massa de ar seco que está sobre o estado vêm causando vários focos de incêndio em matas. O Corpo de Bombeiros registrou nesta sexta-feira fogo nos bairros da Barra da Tijuca e do Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio, e nas cidades de Araruama, Mangaratiba, Belford Roxo e Itaboraí.

Nesta sexta, cariocas tiveram o dia mais quente do ano, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Em Santa Cruz, na Zona Oeste, foi registrada a maior temperatura, de 39º graus. É o 26º dia sem chuva na cidade.

O Instituto Estadual de Florestas do Rio informou que, desde o início do mês, houve cinco focos de incêndio em áreas protegidas. Quatro deles são no Parque estadual da Pedra Branca e um no Parque da Serra da Tiririca. A área total atingida é de 7 hectares, o que corresponde a sete campos de futebol.

A massa de ar seco bloqueia a entrada de frentes frias e a previsão é de que continue assim pelo menos até a próxima segunda-feira, segundo o Inmet. De acordo com especialistas, com a estiagem, a umidade do ar cai. A média, que nessa época seria de 80%, chega a 50% no horário crítico, entre 14h e 16h.