Californianos já estão voltando para casa

Arquivado em:
Publicado Segunda, 03 de Novembro de 2003 às 21:30, por: CdB

Com os incêndios que arrasaram grande parte do sul da Califórnia praticamente extintos, muitas das pessoas que tiveram que sair de casa começam a voltar a seus lares. Os mais de sete incêndios que estiveram fora de controle desde o dia 25 de outubro deixaram 20 mortos, cerca de 3,4 mil lares destruídos e consumiram 303.750 hectares.

Os trabalhos dos cerca de 14 mil bombeiros que lutaram contra as chamas atingiram seu objetivo graças a uma brusca mudança do tempo local, que passou de altas temperaturas e pouca umidade ambiental a chuvas, nevoeiro e neve nas montanhas.

Esta mudança meteorológica trouxe uma grande vantagem aos bombeiros, que têm quase todos os incêndios sob controle ou apagados.

O incêndio conhecido como "Fogo velho" é o único que continua dando problemas e embora esteja contido em 72%, ainda continuam os trabalhos de extinção. "A ameaça segue sendo real, mas estamos certos que poderemos controlá-lo", afirmou à imprensa o chefe de bombeiros da zona, Dana VanLuven.

Os residentes da área mais afetadas pelo fogo ainda terão que esperar, provavelmente uma semana, até voltar para suas residências, ou o que restou delas. As companhias de seguro já começaram a ajuda aos afetados para agilizar suas reclamações, assim como a ajuda estatal e federal.

Mesmo apagadas as chamas, os riscos na zona, especialmente na área de montanha, não cessaram, como demonstra o bombeiro ferido durante o fim de semana ao cair-lhe de um galho de árvore.

Nas zonas de floresta, as árvores que sobreviveram ao incêndio correm o risco do chamado efeito dominó, já que, debilitados pelas chamas e afetados por diversas pragas, só necessitam da queda de um deles para criar uma reação em cadeia.

Além disso, a mudança de clima que permitiu acabar com o incêndio também provocou as primeiras inundações de barro em zonas arrasadas pelas chamas, enchentes que motivaram o fechamento temporário de algumas estradas locais.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo